Arquivo do blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

                     CONHECEDO AS FERRAMENTAS

                                   DO PHOTOSHOP


Olá pessoal! Neste tutorial eu abordarei o Painel de Ferramentas(Tools) do Photoshop. Conhecer cada uma das ferramentas é algo primordial para quem quer aprender ou aprimorar seus conhecimentos em Photoshop. Vamos lá!

Logo ao abrir o Photoshop, você já encontra o Painel Tools:



Perceba acima que identifiquei cada uma das ferramentas. Perceba também que em algumas ferramentas há uma espécie de "seta para baixo", indicando que ali há ferramentas adicionais (que também serão abordadas neste tutorial). É importante ressaltar que a partir da versão 6.0 não é mais preciso dar dois cliques em uma ferramenta para se obter suas opções de uso: agora ao selecionar a ferramenta as suas opções são mostradas abaixo da janela principal (File, Select, Edit...).

Veja um exemplo:



Muito bem... Agora veremos qual a função de cada uma das ferramentas do Painel Tools:

Seleção: Ferramenta utilizada para selecionar e mover Objetos, camadas (layers) e guias

Varinha Mágica: Uma ferramenta de seleção que permite que você selecione uma área colorida sem que seja necessário traçar a área. Ela permite que você defina a tolerância aos pixels em seu painel de opções. A varinha mágica não pode ser utilizada em uma imagem em modo Bitmap.

Faca ou Slice: permite que você crie Slices ("pedaços de uma imagem")

Pincel: Permite que você desenhe um objeto um pinte uma área com a cor de primeiro plano (Foreground)

Pincel Histórico: Pincel que permite que você pinte uma cópia do estado selecionado

Balde de tinta: Ferramenta que permite que você preencha uma área com a cor de primeiro plano

Dodge: permite que você crie área luminosas em uma imagem ou seleção

Ferramenta Texto: Permite que você adicione um texto

Vetores: Grupo de ferramentas para criação de vetores

Conta-Gotas: Permite que você capture uma determinada cor de um determinado objeto

Lupa: Ferramenta de zoom

Marcação: Permite que você faça seleções retangulares, circulares, ovais...

Lasso: Ferramenta que permite que você faça seleções a mão livre

Crop (Corte): Ferramenta que permite que você apare/corte uma imagem

Band-Aid: Ferramenta que permite que você pinte com um exemplo ou preenchimento padrão para corrigir imperfeições em uma imagem. Utilize a tecla ALT para capturar o exemplo da imagem.

Carimbo: Ferramenta que permite que você pinte com um exemplo de uma imagem

Borracha: Ferramenta que permite que você apague pixels de uma determinada imagem ou seleção

Blur (Nevoar): Ferramenta que permite que você "nevoe" determinadas áreas

Seleção Vetores: Ferramenta que permite que você selecione os "pontos âncoras" de um vetor, permitindo que você edite-os

Caneta: Permite que você adicione ou desenhe "pontos âncoras", podendo formar vetores, seleções...

Comentários: Ferramenta que permite que você adicione comentários à imagem. Ideal para trabalho em grupo.

Mão: Ferramenta que permite que você mova a imagem pela janela;

Além destas ferramentas, temos alguns botões que são fundamentais! Ao dar dois cliques no "quadrado" da cor de primeiro plano (Foreground) você pode alterar/selecionar uma nova cor - e o mesmo acontece com a cor de fundo (Background).

Veja um exemplo:



Veja na figura acima que ao abrirmos o selecionador de cores (Color Picker), temos várias opções de cores: RGB, Lab, CMYK, HSB e Hexadecimal (#). Basta selecionar a cor desejada e no modo desejado (RGB por exemplo) e clicar em OK. Perceba também que dependendo da cor, haverá o seguinte botão: . Este botão indica que a cor selecionado não sairá na impressão caso o trabalho seja impresso. Caso isto aconteça, clique neste botão para que o Photoshop "procure" a cor que saia na impressão e que seja a mais próxima da selecionada anteriormente.

Perceba que no janela "Color Picker" existe também um botão chamado "Custom" ou Customizado/Personalizado. Clique neste botão para ver a seguinte janela:



Neste modo "Custom" você pode selecionar vários padrões de cores: Pantone, Toyo, ANPA, Dic entre outros. Perceba também que agora apareceu um outro botão: . Este botão indica que a cor selecionada não é compatível com a Web, ou seja, ela não será visualizada normalmente em um monitor RGB quando vista na web. Como no outro, clique neste botão para que o Photoshop encontre a que mais se aproxima.

Logo abaixo dos botões para seleção de cores (Background e Foreground) você encontra os botões:

Modo Padrão e Máscara: Você sempre trabalhará no modo padrão - porém há vezes em que é necessário utilizar o modo máscara. Ao utilizar o modo máscara, todo "desenho" que você fizer com o pincel tornará uma seleção ao retornar ao modo padrão

Modos de visualização: Permite que você altere os modos de visualização. Você pode utilizar o modo normal, o FullScreen com menu (tela cheia com menu do Photoshop) ou então o modo FullScreen sem o menu do Photoshop

Exportar para ImageReady: Ao clicar neste botão, seu trabalho será exportado ou transferido para o ImageReady

Muito bem, agora falta vermos as funções das demais ferramentas (aquelas que estão dentro dos grupos)


Vamos começar com o Menu de Marcação:

Este menu nos mostra todas as ferramentas de marcação, que são: Retangular, Elíptica, Linha e Coluna



Em seguida temos o menu dos Slices:

Este menu nos mostra a ferramenta Slice (já vista anteriormente) e a Slice Selet Tool, que serve para selecionarmos e movermos os slices



Band-Aid e Remendo:

Este menu nos mostra duas ferramentas: Band-Aid (já visto) e a ferramenta de Remendo, que serve para repararmos imperfeições em uma área selecionada de uma imagem utilizando um exemplo ou preenchimento padrão para isso.



Brush:

Este grupo nos mostra a ferramenta Brush e a Pencil: a Brush já vimos a função e a Pencil serve para desenharmos objetos/linhas Hard-Edges ("bordas duras")



Carimbo:

Neste grupo, além do carimbo, temos a Ferramenta de Carimbo Padrão, utilizado para pintar uma imagem como padrão



History:

Neste painel, além do Pincel histórico, encontramos o Pincel de Arte Histórico, que serve para fazermos pinturas com estilos selecionados que simulam diferentes estilos de pintura



Borracha:

No grupo da borracha encontramos mais duas ferramentas: a Borracha de fundo serve para apagarmos o fundo de uma imagem apenas com um clique e a Borracha mágica permite que apaguemos uma área de uma imagem também com apenas um clique (desde que esta área apresente cores sólidas)



Preenchimento:

Neste grupo encontramos também a ferramenta Gradiente ou Dégradé, que nos permite criar dégradé em uma imagem ou seleção



Blur:

Além da ferramenta de Blur, encontramos a ferramenta Sharpen (Aguçar) que permite que você deixe áreas aguçadas da imagem permitindo maior nitidez. Encontramos também a ferramenta Smudge (borrar) que permite "borrar" áreas de uma imagem



Dodge:

Além da ferramenta Dodge, encontramos a ferramenta "Burn" (queimar) que permite que você "queime" determinadas áreas da imagem deixando-as mais "fortes". Temos também a ferramenta "Sponge" (esponja) que permite que você modifique a Saturação de uma imagem ou área dela



Seleção de vetores:

A ferramenta de Seleção direta de vetores permite que você altere os "pontos âncoras" deste vetor, modificando a sua forma



Texto:

Neste grupo encontramos todas as ferramentas de texto: Vertical, Horizontal, Horizontal Máscara, Vertical Máscara



Caneta:

Neste grupo você encontra todas as ferramentas relacionadas a criação e modificação de Paths: adicionar, remover, transformar, converter e apagar.



Vetores:

Aqui está o grupo de vetores: Retângulo, Retângulo com bordas arredondadas, Elipse, Polígono, Linha e customizado/personalizado



Conta-gotas:

Eis o grupo do Conta-gotas: Conta-gotas que captura exemplo de cor e a Régua, que permite medir a distância entre os pontos definidos por você (podendo por exemplo medir a distância de um objeto ao outro)



Comentários:

No grupo de comentários, além do comentário escrito, você encontra o Anotação em Audio, que lhe permite fazer uma notificação em Áudio!!



Bem, finalmente chegamos ao fim de mais um tutorial! Agora que você já conhece cada uma das ferramentas, basta começar a colocar tudo em prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário