Arquivo do blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dicas para fotógrafos amadores em viagens

 

Para começar, não adianta nada ter uma câmera bacana nas mãos se não souber usá-la. Também não adianta investir no último modelo se você é fotógrafo amador e não conhece os segredos da arte. A câmera vai ter pouca serventia, e você ficará um pouco frustrado.
Mas também não precisa comprar do modelo mais simples. Até porque, se você é um apaixonado por fotografias, a tendência é que você evolua em sua arte e comece a utilizar mais os recursos sofisticados. Portanto, para que a satisfação seja garantida, como tudo na vida, opte por um meio termo.
Agora, uma coisa muito importante: confira sempre as pilhas e baterias da câmera!
Não adianta a paisagem ser perfeita, e o fotógrafo excelente, se for desligado. Já pensou sair para fotografar ou registrar aquele momento especial e, quando clicar, reparar que sua câmera está sem bateria? Nem pensar! Por isso, e sabendo que isto acontece muito, aqui está minha primeira dica: nunca deixe de conferir a bateria de sua câmera!

Como fazer isso?
É importante você testar e limpar todo o material antes de sair para se aventurar por aí (limpar a lente com algodão). Às vezes as pessoas dispõem do material fotográfico arrumado durante alguns meses e apenas no momento de sair se lembram de colocar de guardar a máquina na bagagem, sem fazer qualquer verificação ou limpeza. Se precisar de mais organização – o que é sempre bom – faça uma listinha com tudo o que você precisa verificar.
Agora, se você se garante com apenas um pequeno lembrete é simples: anote em um papel o que você deve levar e carregue todas as baterias e coloque na bolsa de sua máquina. Lembre-se de providenciar uma bolsa especial para proteger sua câmera digital e aumentar sua durabilidade.
Uma dica interessante relativa às baterias é, se não for utilizar a câmera digital por algum tempo, nunca as deixe colocadas dentro do equipamento, pois pode danificar a máquina!
Se o seu objetivo é se integrar a esta arte, prefira sempre baterias recarregáveis. Procure não optar por câmeras digitais com pilhas, já que a duração das mesmas diminui se tiver que utilizar o flash ou se tiver que ligá-la e desligá-la várias vezes. As câmeras com bateria recarregável duram bem mais, mas se possível procure sempre levar uma bateria sobrando.
Outra coisa muito comum é levar a máquina fotográfica para o destino das férias, mas é só lembrar do carregador de baterias quando a mesma acaba. Uma listinha é mesmo muito importante.
Se o seu caso é o de atravessar fronteiras para algum outro país, tenha em mente que as tomadas podem ter entradas diferentes. Portanto, não se esqueça de que, nas tomadas elétricas de determinados aparelhos, são necessários certos adaptadores. Se você estiver indo para algum hotel, é possível que lá eles disponibilizem este tipo de aparelhagem, mas não custa nada entrar em contato antes para verificar tudo direitinho. Se puder, leve as pilhas de casa mesmo - caso a sua câmera necessite delas para funcionar.
 Quando for tirar fotos emdias ensolarados use sempre o flesh, pois ele vai corrigir as sombras deixandoas mais claras.


Um comentário: